03 janeiro 2013

Como cuidar dos livros

Postado por Carolina Ctfra às 09:33
 Através da leitura eu posso conhecer lugares diferentes sem sair de casa, posso compartilhar sentimentos e emoções com outros leitores, posso conhecer a forma de pensar dos autores e aprender lições que vou levar para a vida toda. Sendo assim, eu simplesmente amo ler e, por tanto, adoro comprar livros. Mas atualmente os preços dos livros são altos e, por isso, me sinto na obrigação de cuidar muito bem dos que eu já tento. Dessa forma, resolvi compartilhar com vocês os cuidados que eu tenho, para que vocês possam evitar que seus livros sofram danos e, consequentemente, para que as suas estórias preferidas durem mais tempo. Confiram as dicas:

• A luminosidade e a umidade excessiva deformam as capas e as páginas, portanto, mantenha os livros longe dos raios de sol e da umidade.

• Para evitar a formação de bolor devemos deixar um espaço entre o fundo da estante e os livros, de modo que o ar possa circular por trás do móvel. Sendo assim, não é recomendado que guarde eles dentro de caixas. A maneira correta é deixar os livros em pé, já encostados no próximo livro, mas sem pressioná-los.

• Para evitar o mofo e as traças, coloque vinagre ou essência de alfazema em uma flanela e passe-a pelas capas, lombada e corte. Além disso, os fungos se espalham com facilidade, por isso, ao identificar um livro mofado é preciso isolá-lo dos demais.

É totalmente proibido comer ou beber próximo aos livros e as mãos devem estar limpas.

A melhor maneira de conservar os livros é limpando sempre e deixando-os pegar ar fresco pelo menos duas vezes por ano, porém quanto à coloração amarelada que algumas páginas adquirem com o tempo não tem solução, pois é a oxidação natural do papel.


Qual é a sua relação com os livros? O que você faz para que eles fiquem em ótimo estado? Essas foram as minhas dicas para cuidar dos livros, espero que vocês tenham gostado! Beijos.

4 comentários:

Bianca Spinola e Tuane Moura on 19 de janeiro de 2013 11:13 disse... [Responder comentário]

São ótimas dicas, muitas eu não conhecia, como por exemplo o fato de o sol estragar as capas. Para mim os livros são muito importantes e por isso gosto de conservá-los, então foi muito útil saber como cuidar deles melhor ainda.
Parabéns pelo lindo blog, desejo sucesso!

http://livroschocolateecafe.blogspot.com.br/

Menina D. on 19 de janeiro de 2013 13:17 disse... [Responder comentário]

Fico feliz em saber que as minhas dicas para conservar os livros seja útil para você.
Obrigada pelo elogio!!
Beijos.

Larissa Alves on 20 de janeiro de 2013 19:06 disse... [Responder comentário]

Ótimas dicas, não sabia que os livros tem que ficar em pé, os meus ficam um em cima do outro, vou correr para arrumá-los logo rs.

Beijos
http://quartodeegarota.blogspot.com.br/

Menina D. on 20 de janeiro de 2013 19:25 disse... [Responder comentário]

Larissa Alves É melhor deixar os livros em pé para que as lombadas não sofram danos, mas você pode deixá-los deitado, porém eles terão que ser do mesmo tamanho, de modo que o último não fique sobrecarregado.
Fico feliz em saber que você gostou das dicas e obrigada pelo comentário!
Beijos

Postar um comentário

Se gostou do post comente e faça uma blogueira feliz!
Prometo ler e responder todos os comentários.
Obrigada. Beijos!

 

Densidade Feminina Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos