31 janeiro 2013

Dicas para a volta às aulas

Postado por Carolina Ctfra às 14:54

Volta às aulas 300x225 Volta às aulas
R7


O período que os estudantes mais desejam são as férias, pois assim eles podem sair, passar mais tempo assistindo televisão, lendo, mexendo nas redes sociais ou simplesmente não fazerem nada. É claro que cada pessoa aproveita essa folga de uma maneira, mas o fato é que todos nós paramos de nos preocupar com os estudos e ficamos enrolando para tomar atitudes em relação à escola ou faculdade. Porém, as férias estão acabando e logo os filmes darão lugar aos documentários, os livros serão substituídos por apostilas e a diversão será reduzida e dará lugar à rotina cansativa. Pensando nisso eu reuni algumas dicas para a volta às aulas. Confira:

1.    Reacostume-se a acordar cedo:
Nas férias a gente não se preocupa com o horário, por isso, na maioria das vezes, dormimos tarde e, consequentemente, acordamos tarde também. Dessa forma, o sono fica atrasado e acordar cedo nos primeiros dias de aula pode se tornar um problema. Sendo assim, tente acordar mais cedo nos últimos dias de férias.

2.    Organize o material do ano/período anterior para saber o que realmente precisa ser comprado, dessa forma você economiza:
• Separe os livros e cadernos que ainda serão úteis e guarde em gavetas ou caixas. Já os que você não irá usar poderão ser vendidos ou doados para bibliotecas. Os resumos, provas ou qualquer outro tipo de papel que possa ter utilidade podem ser arquivados em pastas sanfonadas. Os papéis que não são mais necessários, mas que possuem o verso em branco podem ser guardados para servir de rascunho e os que realmente não terão mais nenhuma utilidade podem ser separados e enviados para a coleta seletiva.
• Confira se a sua mochila e estojo poderão ser usados novamente. Se tiver em um bom estado você pode simplesmente lavar ou então customizá-los, assim eles vão aparentar que são novos.
• Teste suas canetas, lápis, lapiseiras e marca texto. Olhe o que ainda será útil para você, e faça pontas ou coloque gravite.
• Se você usa caderno, é provável que ele ainda tenha folhas em branco, sendo assim arranque as folhas que você já usou (tire o arame separe as folhas e depois coloque-o novamente). Dessa forma, você poderá utilizá-lo como caderno de estudo ou ate mesmo na escola/faculdade. Por outro lado, se você usa fichário, certifique-se se tem folha suficiente e se as divisórias serão usadas novamente.
• Depois de descobrir o que você usará novamente faça uma lista dos objetos que você terá que comprar e faça uma pesquisa de preço. Outra dica para economizar é comprar os materiais em atacados, pois elas vendem caixas com grandes quantidades, assim você pode estocar ou dividir o conteúdo e o preço com outras pessoas.

3.    Use uma agenda para se organizar:
Compre uma agenda e escreva todos os seus compromissos, dessa forma você terá uma vida organizada e não correrá o risco de esquecer de fazer alguma coisa. Além disso, a agenda poderá te ajudar a montar um cronograma de estudos, o que também é muito útil para melhorar suas notas.

4.    Organize a roupa no dia anterior:
Caso seja obrigatório o uso de uniforme confira se ele ainda serve ou se será necessário comprar. Se não tiver nenhum requisito escolha uma roupa na noite anterior, mas não esqueça que escola/faculdade não é desfile de moda e muito menos balada.

5.    Reflita:
Pense no seu último ano/período e descubra quais foram os seus erros e os seus acertos. Dessa forma, tente não cometer os mesmos erros, pois isso irá facilitar a sua vida escolar.


Esse foi o primeiro post da tag estudos, onde eu vou postar dicas e dúvidas sobre escola, vestibular e faculdade. Esse foi o primeiro post e espero que vocês tenham gostado das minhas dicas! Beijos.

6 comentários:

Ana Clara Rezende on 1 de fevereiro de 2013 06:11 disse... [Responder comentário]

Gostei bastante das dicas, mas nenhum ano eu consigo botar em prática, muito pela minha enrolação, rsrs.
Amei que você vai fazer uma tag estudos, acho que vai nos ajudar bastante com as ótimas dicas.
Bjos

Menina D. on 1 de fevereiro de 2013 06:21 disse... [Responder comentário]

Ana Clara Rezende Resolvi fazer essa tag sobre estudos porque estou em ano de vestibular e assim é uma forma de ajudar as pessoas com algumas dicas e de partilhar as minhas neuras com relação a faculdade.
Fico feliz em saber que você gostou e obrigada pelo comentário!
Beijos.

Ana Clara Rezende on 2 de fevereiro de 2013 06:55 disse... [Responder comentário]

Eu gostei justamente por isso, pois eu também estou em ano de vestibular e fico com todas essas preocupações, então saber que vou ter um site para me apoiar vai ser bem legal.
Bjos

Menina D. on 2 de fevereiro de 2013 07:31 disse... [Responder comentário]

@Ana Clara Rezende Então nós vamos dividir nossas neuras e espero conseguir te ajudar.
Obrigada pelo comentário!
Beijos.

AdmirávelMundo Novo on 17 de março de 2013 14:46 disse... [Responder comentário]

Olá, tudo bem? Tem uma tag para você lá no meu blog! ;) http://admiravelmundonovoh.blogspot.com.br/2013/03/tag.html

Mariana Leal on 19 de maio de 2013 11:31 disse... [Responder comentário]

Já estou te seguindo
seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
http://toobege.blogspot.com.br/
beijinhos

Postar um comentário

Se gostou do post comente e faça uma blogueira feliz!
Prometo ler e responder todos os comentários.
Obrigada. Beijos!

 

Densidade Feminina Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos