15 janeiro 2013

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Postado por Carolina Ctfra às 12:28

Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Classificação:★★★★☆
   
Os enferrujados são pessoas que não se importam com a natureza, que tinham inveja uns dos outros e que tinham livre arbítrio – e, por isso, o mundo sofreu uma grande catástrofe que quase levou a humanidade à extinção.  Dessa forma, o governo criou uma cirurgia para transformar todas as pessoas em perfeitas para que não ajam mais diferenças e disputas, ou seja, para que elas consigam viver em harmonia. É nesse contexto que vive Tally, uma feia. Ela não possui nenhuma deficiência e não é horrorosa, mas ainda não completou 16 anos, idade necessária para ser feita a cirurgia, por isso possui imperfeições, como, por exemplo, ser estrábica.

Ela mora na Vila Feia e por isso não tem o que fazer além de desafiar as regras impostas pelo governo e esperar pelo seu aniversário.  Além disso, Tally foi separada do melhor amigo, Peris, que foi transferido para Nova Perfeição depois da cirurgia e, por isso, ela se sente sozinha.  Dessa forma, um dia Tally resolve visitá-lo e acaba arrumando uma grande confusão, mas por isso ela acaba conhecendo Shay, uma garota aventureira que não quer ser transformada em perfeita. Shay resolve fugir para a Fumaça (lugar secreto para onde algumas pessoas que não querem passar pela cirurgia vão), mas Tally queria se tornar perfeita para poder encontrar com Peris e, por isso, não vai com a amiga. Porém, no dia da cirurgiaTally se mete em uma enrascada é obrigada a ir para a Fumaça e trazer Shay de volta. Mas muita coisa acontece e a amizade delas, o conceito de beleza de Tally e até a vida delas serão colocadas em risco.

O livro é dividido em três partes: "Tornando-se Perfeita", "A Fumaça" e "No Fogo". A primeira parte é um pouco parada e sem muita emoção, porque explica como funcionam as cidades no futuro e o que aconteceu para a realidade deles ser tão diferente da nossa, enfim é uma introdução a estória. A segunda parte apresenta muita aventura, adrenalina e passamos a conhecer a outra versão dos Enferrujados e da cirurgia e por isso a leitura fica cada vez mais emocionante. Na terceira parte além de mais emoção ainda nos deparamos com um romance. Um personagem que não é citado na sinopse (e para não soltar spoiler eu não vou falar o nome) é responsável por cenas românticas super fofas e confesso que foi o personagem que eu mais gostei! Além disso, o leitor fica cada vez mais curioso para descobrir o desfecho e por isso se torna impossível abandonar a leitura.

 "Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho em suas proporções." - Francis Bacon
 
Eu nunca tinha lido nada do Scott Westerfeld, mas eu simplesmente adorei o jeito que ele escreve! A estória é uma montanha russa de emoções, pois a narrativa apresenta ação, suspense, amor e até momento para que o leitor possa refletir sobre auto-estima, egoísmo e amizade. Além disso, o livro critica de forma leve e natural a questão dos estereótipos que são impostos atualmente, já que vivemos em um mundo onde as pessoas mais bonitas conseguem alcançar seus objetivos rapidamente e, por isso, o restante das pessoas que não se encaixam no grupo de pessoas perfeitas acabam tendo doenças como a depressão, problemas de alto estima e a anorexia, buscando assim métodos como cirurgias para se sentirem bem. Outra critica que o livro faz é sobre a forma como estamos tratando o meio ambiente, já que desmatamos, retiramos o petróleo, matamos a fauna, emitimos gases poluentes e não pensamos no futuro. Apesar de acreditar que as mudanças no futuro não serão tão drásticas como as citadas no livro, eu adorei a forma como o Scott sugeriu as consequências que as nossas atitudes podem causar no futuro.
"Todo mundo julgava os outros pela aparência. As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto à maioria."
O livro se passa a centenas de anos depois da nossa geração e, apesar das situações descritas e os objetos usados não serem inimagináveis no futuro, elas continuam sendo desconhecidas para agente e, por isso, senti falta de uma explicação melhor sobre isso. Sendo assim, esse, para mim, foi o único ponto negativo do livro, já que muitas vezes eu tive que deduzir a função de determinado objeto como, por exemplo, o anel de interface. Mas isso não prejudica o entendimento da estória e o livro continua sendo uma ótima distopia! Eu vou continuar lendo a série e espero que o autor corrija esse pequeno probleminha no próximo livro, para que ele realmente se torne Perfeito!

Feios é o primeiro volume de uma trilogia (Feios, Perfeitos e Especiais), e todos já foram publicados no Brasil pela Galera Record.


Ebook dispníve na biblioteca

9 comentários:

camila on 19 de janeiro de 2013 09:15 disse... [Responder comentário]

Ola, adorei seu blog..
Este livro nunca me atraiu.. sei lá, não tenho interesse em ler..
prefiro distopia como jogos vorazes ou divergente..

beijos
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

Luísa Becker on 19 de janeiro de 2013 09:26 disse... [Responder comentário]

Estou louca pra ler essa coleção!!!!!
Sua resenha definitivamente me ajudou a optar por começar assim que possível!!!!
Além do mais eu adoro o jeito que ele escreve hehehe.
http://minhametadeleitura.blogspot.com.br

Menina D. on 19 de janeiro de 2013 09:42 disse... [Responder comentário]

Camila, muitas pessoas começam a ler a série Feios depois de ler Jogos Vorazes e acabam fazendo comparações que prejudicam a leitura.
Acredito que se você ler essa série sem fazer comparações com as demais distopias você possa gostar da estória.
Fico feliz em saber que você gostou do blog e obrigada pelo comentário!
Beijos

Menina D. on 19 de janeiro de 2013 09:54 disse... [Responder comentário]

Luísa, fico feliz em saber que minha resenha te incentivou a ler essa série. Eu também adorei o jeito que o autor escreve e é por isso que pretendo ler os outros livros em breve.
No submarino sempre tem promoções dessa série, então essa seria uma ótima forma de matar sua curiosidade sem gastar muito.
Seja bem vinda ao blog e obrigada pelo comentário!
Beijos

Ananda Malheiros on 21 de janeiro de 2013 15:40 disse... [Responder comentário]

Oi Carolina. Eu tenho esses livros mas até hoje não me interessei a ler. Não sei porque. rs
A sua resenha está ótima e realmente me deixou com uma vontade de ler.
Essa parte de divisões no livro, realmente me lembrou Jogos Vorazes. Mas esse é de uma forma diferente, né? É como uma crítica à sociedade que idealiza e "exige" que a beleza esteja em primeiro lugar para as pessoas serem aceitas.
Vou dar uma chance à série :)

Beijos e boa semana!
Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

Menina D. on 21 de janeiro de 2013 15:57 disse... [Responder comentário]

Ananda Malheiros Eu não li Jogos Vorazes, mas acredito que sejam estórias diferentes e com propósitos diferentes. Acho que você realmente deva dar uma chance para a série, pois muito boa.
Fico feliz em saber que você gostou da minha resenha. Obrigada pelo comentário!
Beijos

Alessandra Fernanda on 28 de janeiro de 2013 23:42 disse... [Responder comentário]

Concordo com vc! É impossível abandonar a leitura. Estou gostando muito da série, pois o Scott não me parece o tipo de autor que torna previsível o que vai acontecer às personagens e isso estimula muito a leitura. Estou lendo "Especiais"e já teve grandes reviravoltas na história, estou ansiosa pelo final!

Fernanda - blog:
http://admiravelmundonovoh.blogspot.com.br/2013/01/feios-spoilers.html
bjs

Menina D. on 29 de janeiro de 2013 08:13 disse... [Responder comentário]

Alessandra Fernanda Concordo com você Fernanda, pois o Scott realmente sabe surpreender o leitor, fazendo com que se torne impossível abandonar a leitura. Eu só li Feios, mas vou começar Perfeitos embreve e estou muito ansiosa!
Obrigada pelo comentário!
Beijos

Tay on 5 de março de 2013 20:35 disse... [Responder comentário]

Não tinha ouvido falar dele ainda. Mas gostei da sua resenha e deu vontade de ler.
Beijo.

Postar um comentário

Se gostou do post comente e faça uma blogueira feliz!
Prometo ler e responder todos os comentários.
Obrigada. Beijos!

 

Densidade Feminina Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos